CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SEXTA: TRABALHADORES FARÃO GREVE E PROTESTO NA PORTA DA PREFEITURA DE MOITA BONITA

SEXTA: Trabalhadores farão greve e protesto na porta da Prefeitura de Moita Bonita

13/06/2017

Servidores públicos não aceitam salário inferior ao mínimo

Na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, servidores públicos de Moita Bonita vão paralisar atividades e farão um ato de público na porta da Prefeitura. Com salário básico de R$ 724 – abaixo do salário mínimo, um valor defasado há três anos, os trabalhadores do município não aceitam mais as desculpas da gestão municipal para negar o reajuste salarial. O sindicato luta pelo pagamento do salário mínimo nacional de R$ 937.

Em assembleia geral realizada na última quinta-feira, dia 8 de junho, os servidores decidiram de forma unânime que o único caminho para a conquista de um salário digno é a luta sindical.

Filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o SINDMOITA (Sindicatos dos Servidores Públicos de Moita Bonita), participou de reuniões com a gestão municipal no último mês e a expectativa dos dirigentes sindicais era de que até o fim de maio, a Prefeitura apresentaria uma proposta concreta. No entanto, com o encerramento de todos os prazos acordados, a diretoria compreendeu que a tentativa de dialogar com a Prefeitura só serviu para prorrogar a luta necessária.

REAJUSTE SEM ANUÊNIO? No início de 2017, a Prefeitura apresentou um Projeto de Lei na Câmara de Vereadores para acabar com o direito dos trabalhadores de receber o anuênio, assim como extinguir o adicional de insalubridade. O mesmo projeto de Lei que corta direitos dos trabalhadores estabelece que todos receberão o salário mínimo atualizado. O SINDMOITA não aceitou a manobra para eliminar direitos conquistados. Após muita pressão gerada pela insatisfação popular, o Projeto de Lei foi engavetado na Câmara de Vereadores.