CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FETAM/CUT E SINDPASTORA AVANÇAM NA LUTA POR PLANO DE CARREIRA E LIBERAÇÃO SINDICAL

FETAM/CUT e SINDPASTORA avançam na luta por Plano de Carreira e liberação sindical

19/06/2017

Importantes avanços para os servidores públicos do município de Divina Pastora foram obtidos através da reunião de dirigentes do Sindicato dos Servidores de Divina Pastora (SINDPASTORA) e da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (FETAM), Gicelma dos Santos e Itanamara Guedes com o prefeito Sylvio Maurício Mendonça Cardoso (SD) na quarta-feira, 14/6.

Filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), o SINDPASTORA e a FETAM acordaram que a gestão municipal vai publicar uma portaria para conceder a licença sindical para a presidente do SINDPASTORA, Gicelma dos Santos.

Itanamara Guedes, dirigente da CUT e presidente da FETAM, destacou que o SINDPASTORA também conseguiu avançar rumo ao Plano de Cargos e Carreira, pois o prefeito concordou em formar uma Comissão composta por membros da Prefeitura e lideranças sindicais para realizar o estudo das finanças do município, da Folha de Pagamento e, a partir daí, dentro de 90 dias, apresentar um Plano de Cargos e Carreira condizente com a realidade de Divina Pastora. “A liberação sindical é algo que não foi feito pela gestão anterior, portanto, será uma conquista fundamental para os servidores. “Nós já temos uma proposta, mas vamos participar da comissão e apresentar nossas demandas”.

Gicelma dos Santos explicou que ela fará parte da comissão junto com o prefeito, sua assessora jurídica, a presidente da FETAM Itanamara Guedes, o presidente da CUT, Rubens Marques e mais um servidor de Divina Pastora que será escolhido na assembleia geral, marcada para próximo sábado, às 14h.

Documentos Queimados – O primeiro Plano de Cargos e Carreira de SINDPASTORA, aprovado em 1993, desapareceu em meio aos documentos queimados durante a disputa política no município. A partir daí os direitos dos servidores de Divina Pastora deixaram de ser respeitados por todas as gestões municipais seguintes. O triênio foi transformado em quinquênio e depois em anuênio. Em 2009 o sindicato ingressou na Justiça e os servidores foram ressarcidos pela irregularidade no pagamento dos salários. Mas a necessidade de um Plano de Carreira permanecia.

Presidente do SINDPASTORA, Gicelma dos Santos enfatizou que as conquistas deverão animar a categoria em favor da luta sindical. “Isso significa que estamos caminhando em direção ao que estamos almejando. O nosso salário está defasado há 20 anos. Essas conquistas são necessárias para que os servidores deem valor ao sindicato. Nós temos direito a um salário digno, temos que ter um aumento salarial de acordo com a lei”, frisou.

Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"