CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDIJOR DENUNCIA TV SERGIPE AO MTE POR ASSÉDIO MORAL

SINDIJOR denuncia TV Sergipe ao MTE por assédio moral

01/12/2017

Escrito por: SINDIJOR

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, protocolou nesta sexta-feira, dia 01, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma denúncia de assédio moral na TV Sergipe (afiliada Rede Globo). A intenção é que o órgão fiscalizador verifique a condição precária de trabalho e, logo em seguida, multe a empresa de comunicação.

O caso de assédio na TV Sergipe ocorre desde o início do ano quando a empresa passou a exigir que jornalistas trabalhassem sem a ventilação adequada no ambiente de trabalho. Inclusive, nesta sexta-feira, uma repórter chegou a falar ao vivo sobre o calor na redação.

Entenda o caso de assédio
Os empregados chegam para trabalhar às 5h da manhã. O ar-condicionado funciona das 5h20 às 5h40. Como forma de economia, a empresa volta a ligar o aparelho de ar-condicionado às 10h20 e desliga uma hora depois. Ao meio-dia liga novamente e desliga às 13h. Retoma das 14h às 16h. Um absurdo!

Importante salientar que o Sindicato não é contra os procedimentos de economia da empresa, desde que haja uma maneira que não submeta os funcionários a trabalharem em condições precárias, como vem ocorrendo na TV Sergipe.

Ressalta-se que o SINDIJOR, a pedido dos jornalistas, teve uma reunião com a diretoria em maio deste ano, sugeriu a instalação de ventiladores de teto, porém os patrões responderam que não havia qualquer situação degradante, conforme documento anexado na denúncia ao órgão ministerial.

Necessário informar a este órgão fiscalizador que há uma sala dentro da redação de Jornalismo - chamado de ilha de edição - que não dispõe de janelas, e ainda assim a empresa mantém a rotina de ligar e desligar o ar-condicionado como forma de economia.

Também se faz necessário registrar o abuso da diretoria contra jornalistas que levam pequenos ventiladores que são ligados nos computadores por meio de cabos usb. Estes minúsculos equipamentos foram confiscados pela empresa, pois segundo a direção também gastavam energia. E o pior: alguns funcionários que insistiram em usar tais ventiladores receberam advertência informal, evidenciando o assédio moral.

O SINDIJOR entende a crise financeira dos veículos de comunicação do estado, contudo não pode concordar, em hipótese alguma, com as medidas adotadas pela direção da TV Sergipe.

#AnulaReforma