Facebook Twitter YouTube

CUT SE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOTA PÚBLICA DA DIREÇÃO DO SINPAF EMBRAPA ARACAJU

Nota pública da direção do SINPAF Embrapa Aracaju

07/12/2017

Diretoria executiva se pronuncia sobre ação judicial movida contra o sindicato

Escrito por: Direção Executiva SINPAF Aracaju

NOTA PÚBLICA

A Diretoria local do SINPAF - Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - Embrapa Aracaju dá ampla divulgação de uma condenação sofrida por decisão da Turma Recursal de Sergipe decorrente da judicialização de uma situação que vem ocorrendo há dois anos, onde o SINPAF exerceu seu papel sindical de defesa de um ambiente de trabalho que respeite os direitos de todos e todas e um mínimo de humanização das relações de trabalho.

Em 2015, chegaram à Diretoria local do SINPAF denúncias referentes ao tratamento a que estavam submetidos os empregados terceirizados prestadores de serviço de limpeza e manutenção. Tais informações vieram de empregados da Embrapa, filiados do SINPAF.

Entendendo que todo Sindicato deva ter o dever e a obrigação de acolher os relatos que lhes chegam, analisar, averiguar e dar providências com responsabilidade e compromisso, a Diretoria local do SINPAF, apoiada por aprovação anterior em assembleia da categoria, elaborou um documento que foi protocolado e entregue pessoalmente à gestão da Embrapa Tabuleiros Costeiros solicitando investigação e apuração de tais informações, de forma a iniciar um processo que oportunizasse às partes envolvidas a ampla defesa  e o contraditório, como previsto no Estado Democrático, que tanto defendemos.

Contudo, não houve sequer abertura de processo administrativo. Ao contrário, para nossa grande surpresa, a Seção Sindical SINPAF Embrapa Aracaju recebeu intimação da Justiça para responder a um processo por danos morais movido pessoalmente por um funcionário da empresa, integrante da chefia da instituição. O SINPAF foi vencido em primeira e segunda instância, sob a motivação de estar defendendo interesses de categoria não filiada a entidade sindical (terceirizados).

Nesse ponto, vale ressaltar que esta categoria não possui representação sindical efetiva no seu espaço de trabalho, neste caso, a Embrapa. Desta maneira, o SINPAF tem o compromisso moral e ético de representar quem não possui representação.

Paralela a esta ação cível, o mesmo funcionário que moveu o processo contra o SINPAF apresenta notícia crime contra este mesmo sindicato, de maneira que a Presidente do SINPAF foi convocada a prestar esclarecimento na Polícia Federal em razão de denúncias de cometimento de crime contra a honra de funcionário público.

A Diretoria da Seção Sindical SINPAF Embrapa Aracaju, assume e luta pelos e ao lado dos trabalhadores. Neste sentido, se fez presente, no dia 23 de novembro de 2017, em audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados Federais, onde foi tratado o tema do assédio moral e perseguição sindical na Embrapa.

A força de uma sociedade está na importância e valor de suas instituições. O Sindicato é uma delas, condição conquistada por meio da luta, da renúncia e da esperança. Neste sentido, a atual gestão da Seção Sindical SINPAF Embrapa Aracaju encerra seu mandato com o sentimento do dever cumprido, assumindo seu papel de representante dos trabalhadores, o que implica a defesa dos direitos, da equidade e de um ambiente de trabalho digno para todos.

 

DIRETORIA DA SEÇÃO SINDICAL SINPAF EMBRAPA ARACAJU

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2012 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Porto da Folha, nº 1039 – Bairro Cirurgia – CEP: 49055 540 – Aracaju/SE | Tel.: (79) 3214-4912 – Fax: (79) 3222-7218