CUT SE > ARTIGOS > MOSAICO – 16 DE ABRIL DE 2017

Escrito po: RUBENS MARQUES DE SOUSA (DUDU) - Presidente da CUT

18/04/2017

VENEZUELA: O OUTRO LADO DA INFORMAÇÃO

A mídia burguesa do Brasil e da maioria dos países no mundo distorcem as informações sobre a crise na Venezuela. A inversão é brutal e eu sei disso por conta de um amigo venezuelano (Miguel Colmenarez) que me mantém informado sobre os episódios lá, não só com textos, mas com imagens. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo lá. Somos irmãos latinos americanos e temos identidade nas lutas pela resistência. Sugiro que visitem a conta do companheiro Miguel no face.

PSIOCOPATA EM AÇÃO

O ataque do exército dos EUA ao Afeganistão atingiu um hospital na cidade de Cabul. A organização humanitária Internacional, Médicos Sem Fronteiras, denunciou o ato de terrorismo autorizado por Trump.

DON'T CRY FOR ME ARGENTINA

A Argentina que um dia chorou por Evita Peron, hoje chora de arrependimento por ter eleito o empresário Maurício Macri para presidente. Além de ter elevado os índices de pobreza no país, Macri está envolvido em uma série de denúncias de corrupção. Não demora e "los hermanos" sairão às ruas para implorar a volta do peronismo ao governo.

CHILE VAI ÀS RUAS

O Chile serviu de laboratório para o neoliberalismo na década de 80 durante a ditadura Pinochet e impôs o estado mínimo. Lá privatizaram tudo, inclusive a previdência e hoje o povo tem saído às ruas constantemente em grandes protestos para reestatizar a saúde, educação e claro, a previdência.

FACHIN PASSOU A FACA

Ao ser indicado por Dilma Rousseff para o STF Edson Fachin foi sabatinado no Congresso Nacional como manda o ritual e lá o Senador Aloysio Nunes (PSDB) tentou emparedar Fachin ao insinuar que ele era simpatizante do PT e do movimento social, principalmente do MST. Parte da imprensa chegou a especular que a sua indicação não passaria. Pois bem, foi exatamente o "petista e fã do MST” que expos as vísceras da Operação Lava Jato.

AL CAPONE BRASILEIRO I

Emílio Odebrecht, chefe da quadrilha de empresários, deixou a mídia golpista de saia justa ao dizer que os grandes meios de comunicação sempre souberam da relação promíscua da empresa com a política e foi além ao perguntar por que não fizeram esse alvoroço há 15, 20 anos?

AL CAPONE BRASILEIRO II

Emílio Odebrecht disse que a prática do caixa dois sempre existiu e que a sua empresa paga propina a políticos em troca de obras há 30 anos.

VAI AO CASO SIM

Não é mais nenhuma novidade que durante as oitivas com delatores o juiz Sérgio Moro costumava dizer que "não vai ao caso" quando alguém delatava FHC, Aécio Neves, Alckmin etc. Pois é, ele pensou que Fachin iria fazer o mesmo e se deu mal. Agora todos sabem que Moro ouviu durante as delações o que a imprensa (que também sabia) está divulgando agora.

A LAVA JATO TINHA TUDO PRA DAR CERTO

O povo que já não acreditava mais em nada acendeu uma luz de esperança quando a Operação Lava Jato começou a revirar o submundo da política e sua relação com empresários bandidos, mas logo percebeu-se que a Lava jato não era tão séria assim.

O COMBATE À CORRUPÇÃO DEVE CONTINUAR

Não há como contestar o fato de a Operação Lava Jato ter iniciado um processo de investigação, que se não fosse partidarizado e seletivo, poderia passar o Brasil a limpo. O combate à corrupção não tem mais volta e deve continuar com promotores e juízes que não usem distintivos de partidos políticos por baixo da toga.

CÍNICO

Em delação, Emilio Odebrecht quando se tratava de Lula dizia taxativamente que tinha certeza de que o ex-presidente sabia das doações de caixa dois para a campanha presidencial, já com relação a Fernando Henrique Cardoso ele recuava e dizia que deu dinheiro para a campanha de FHC, mas acreditava que o tucano não sabia.

ARTILHARIA PESADA

Ninguém pode ser considerado culpado antes que qualquer processo tenha sido tramitado e julgado, portanto a TV Globo não deveria – se fosse isenta – dar tratamento desigual aos acusados, só que dá. Os telejornais da emissora dedicam a maior parte do tempo para desgastar a imagem de Lula.

TEMER DISSE QUA DILMA SENTARIA NO SEU COLO COM A JUDA DE CUNHA

"Senhor, como é ser vice-presidente da Dilma? Eu não conheço a Dilma. Dizem que é uma pessoa muito complicada", questionou o delator Márcio Faria, na reunião presidida por Michel Temer em que se acertou uma propina de US$ 40 milhões para o PMDB; "Aí o pessoal riu, aquela coisa toda e, para a minha surpresa, até com intimidade, para quem nunca o tinha visto, ele disse: 'Não, se acontecer qualquer coisa, esses rapazes aqui [Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha] resolvem pra mim, pode deixar que ela vem, e fica aqui' [apontando para o seu colo]; reportagem de Patrícia Faermann, no jornal GGN. (247)

SERGIPE:

AJUDA CHEGA TARDE

Governador Jackson Barreto anuncia que vai ajudar pequenos produtores de municípios que declararam estado de emergência por conta da estiagem prolongada. A questão é que o material forrageiro que será distribuído não tem poder para "resuscitar" os rebanhos que morreram de fome.

RESULTADO DA ENQUETE

A CUT convocará uma coletiva de imprensa para o dia 19 quando apresentará o resultado da enquete sobre a Reforma da Previdência e também sobre os deputados que votarem nela.

DIA 28 TEM GREVE GERAL

A Frente Brasil Popular em Sergipe se prepara para mais um grande ato no dia 28 contra as reformas da morte. A expectativa é de que o público do dia 15 de março (20 mil pessoas) seja superado.

CUT DEBATEU REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM ESTÂNCIA

No dia 12, eu estive na Câmara de Vereadores de Estância para falar sobre a Reforma da Previdência. A solicitação foi feita pela coordenadora geral da subsede sul do SINTESE, Maria Augusta Alves. Por sugestão do vereador Artur Oliveira (PT) o presidente da casa, André Graça abriu espaço para que pessoas da galeria pudessem fazer perguntas. A assessoria de comunicação da Câmara, através de Genilson Santos, publicou uma síntese do debate na página da casa legislativa.

SAAE SOB ATAQUE

Após a minha participação na Câmara, o assunto que dominou a sessão foi a qualidade da água do SAAE. A oposição culpou a autarquia pela água com odor e coloração que chegou às residências na semana passada, a bancada governista rebateu e informou que o problema foi solucionado rapidamente. A fábrica de sucos Maratá foi citada como possível causadora do problema.

TEMPORAL

O temporal que caiu em Estância e região, na sexta-feira, deixou a população em estado de alerta.

Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"