Facebook Twitter YouTube

CUT SE > ARTIGOS > 'ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL' É TEMA DE PLEBISCITO NO COLÉGIO ESTADUAL WALTER FRANCO

'Escola em Tempo Integral' é tema de Plebiscito no Colégio Estadual Walter Franco

Escrito po: Rubens Marques (professor Dudu)

27/09/2017

 
O exercício do voto livre e soberano de professores, pais, alunos e funcionários do Colégio Estadual Walter Franco (Estância) precisa ser respeitado pela Secretaria de Estado da Educação. A forma impositiva como a SEED tentou implantar o programa "Escola em Tempo Integral" gerou reações que culminou com plenárias, paralisação, manifestação, debates nas emissoras de rádio e TV, e finalmente com a realização de um plebiscito em que a rejeição ao programa (do jeito que querem implantar) fora confirmada com 515 votos NÃO, 55 votos SIM e 1 voto NULO. 
 
 
 
É incompreensível que o Colégio Walter Franco com a tradição que tem, elimine o ensino fundamental matutino e o ensino médio noturno para dar lugar a "Escola em Tempo Integral", porque excluirá o estudante trabalhador do acesso ao ensino médio regular noturno. A SEED não leva em consideração que muitos adolescentes executam pequenas atividades para ajudar no orçamento doméstico, e portanto têm o direito de optar se querem passar manhã e tarde na escola, ou estudar em apenas um turno já que o governo não dará nenhum tipo de auxilio financeiro a exemplo de bolsas e estudo. Muitas mães relataram que as adolescentes tomam conta dos irmãos mais novos no turno que estão em casa. Alem disso a estrutura física da escola não mudou para suprir a nova demanda. 
 
 
 
Coincidentemente, ontem enquanto debatíamos os gargalos da Escola em Tempo Integral, o Jornal Hoje (TV Globo) apresentava matéria de uma escola em Brasilia que implantou o projeto e até agora as pendencias não foram resolvidas, a exemplo da instalação de banheiros, vestiários, refeitórios, bibliotecas, área de esportes etc.  Eu acho que o programa deve funcionar depois que  escola se adequar, e mesmo assim somente com os alunos que fizerem opção, pois do jeito que está posto quem não se enquadrar deve procurar outra escola em outro bairro.
 
 
Sobre o processo de autorização por parte do conselho para a implantação do programa, reafirmo que foi viciado, e quanto a isso temos as provas e já apresentamos em outros momentos. A comunidade do Colégio Walter Franco continuará disputando os rumos da escola. É duro ver um governo que se acha progressista seguir o modelo de educação dos golpistas comandado pelo Ministro Mendonça Filho (DEM).
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"

http://anulareforma.cut.org.br

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2012 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Porto da Folha, nº 1039 – Bairro Cirurgia – CEP: 49055 540 – Aracaju/SE | Tel.: (79) 3214-4912 – Fax: (79) 3222-7218