Facebook Twitter YouTube

CUT SE > ARTIGOS > 15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR: NADA PRA COMEMORAR I

15 de Outubro DIA DO PROFESSOR: NADA PRA COMEMORAR I

Escrito po: POR RUBENS MARQUES DE SOUSA (DUDU)

17/10/2017

Não sou fã de citar frases de efeito que nem sempre têm autoria, por isso, boas ou ruins prefiro as minhas. Lá vai: "o professor é aquele cara que ajuda a formar o médico, o advogado, o engenheiro etc., que depois de ganhar muito dinheiro passa pelo preceptor na rua e não o reconhece (ou faz que não conhece), por isso prefiro aquele de profissão popular porque não perde a sensibilidade e mantém o respeito e a afetividade".

 

DIA DO PROFESSOR: NADA PRA COMEMORAR II

Depois de séculos o professor da educação básica no Brasil conquistou o direito de ter um piso salarial (no governo Lula), que não era grande coisa, mas mesmo assim representou um avanço a ser comemorado pela categoria. O piso nem chegou a se consolidar e o governo golpista já bagunçou tudo, e nos estados e municípios o piso não é considerado, a exemplo do governo de Jackson Barreto (Sergipe) que, ao não revisá-lo há quatro anos, nivelou os salários dos professores com formação em ensino médio, pós-graduação, mestrado e doutorado, todos recebem o mesmo piso salarial. Um castigo para quem investiu na carreira.

 

DIA DO PROFESSOR: NADA PRA COMEMORAR III

O governador Jackson Barreto está levando os professores ao pauperismo. Antes da instituição do piso salarial do magistério era comum se ver professores venderem cocada, artesanato, roupa, consórcio de instrumentos eletrônicos, organizarem sociedade (espécie de empréstimo financeiro rotativo entre amigos) etc. para completar os salários miseráveis, pois bem, tudo isso está de volta. Enquanto isso Jackson Barreto só pensa na candidatura ao senado para passar mais oito anos vivendo de mordomias e gordos salários.

 

QUEM AVISA AMIGO É

Ou o Partido dos Trabalhadores pede baixa na carteira de sócio minoritário da ‘curriola’ de Jackson Barreto, ou assistirá a mais uma revoada de militantes nas próximas eleições.

 

O PSOL EM ESTÂNCIA

Tive uma conversa com dirigentes do PSOL (Estância) na última sexta-feira. Falamos sobre a conjuntura e eleições 2018. Percebi Márcio Souza muito animado. Ele foi candidato a prefeito em 2016 e obteve 12 mil votos. Os conservadores ficaram assustados. Se depender dele será candidato a Deputado Estadual. O PSOL fez em Estância o que o PT não teve coragem, ou seja, desafiar, se colocar como alternativa na disputa política, por isso está se credenciando para disputar a prefeitura. Por covardia o PT encolheu, preferiu fazer aliança com o DEM a lançar candidatura majoritária. Tinha dois vereadores e agora tem um. Com o fim das alianças proporcionais o Partido dos Trabalhadores que fez de tudo para que a professora Ivonia não fosse candidata a vereadora, precisará de mais candidatos nas eleições municipais para a chapa proporcional puro sangue. Pra piorar o que já está ruim, o presidente do partido em Estância, assumiu um cargo de confiança no decadente governo do populista Jackson Barreto.

 

MEU FILHO, PASSE LONGE DO FÓRUM...

Juca Kfouri, um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil com quatros livros publicados, entre os processos que ele respondeu e os que ainda estão em andamento somam mais de cem. Nos últimos anos ele tem sido agredido nas redes sociais porque condenou o golpe contra Dilma e a democracia. Filho de promotor de justiça ele ouviu do pai o seguinte: "Meu filho, passe longe do Fórum, até evite ser testemunha, porque eu sei como é a justiça no Brasil".

 

BRECHT VÊ O JUDICIÁRIO ASSIM...

O dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht não era muito fã do Judiciário, veja o que ele escreveu sobre os magistrados: “Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça”, Bertolt Brecht.

 

SEPARAR O JOIO DO TRIGO

Não são muitos os juízes e promotores que merecem reconhecimento público, mas eles existem. Dentre os que atuam em Sergipe me arrisco a citar Dr. Luiz Manoel Pontes como um ponto fora da curva. Quem passou pela sala de audiência tendo Dr. Pontes como juiz, condenado ou obsolvido elogiaram a postura do magistrado. Nacionalmente a média se parece com os deploráveis Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

 

RESPEITEM OS CICLISTAS

SMTT de Estância precisa realizar campanha educativa para fazer com que os condutores de veículos aprendam que em cima de uma bicicleta está um ser humano, igualzinho ao que está conduzindo ônibus, caminhão, carro de passeio etc.

 

AL JAZEERA REVELA RELAÇÃO ENTRE A GLOBO E O GOLPE

Emissora do Catar Al Jazeera está fazendo uma série especial sobre o oligopólio da mídia no Brasil; o programa The Listening Post, em inglês, foi veiculado pela primeira vez no último sábado (14), e mostrou como a Rede Globo trabalhou para deslegitimar os governos de Lula e Dilma e revela ainda como o grupo atuou para influenciar no impeachment que derrubou a presidente eleita. (247)

 

VENEZUELA DEU EXEMPLO DE RESISTÊNCIA

Os venezuelanos fizeram lá o que nós brasileiros deveríamos ter feito aqui. Dilma caiu diante de um golpe criminoso sem maiores problemas para os golpistas, já na Venezuela, os defensores da política bolivariana estão nas ruas resistindo até gora. Maduro deu a volta por cima e apesar da interferência do imperialismo dos EUA, levará o país a retomada da normalidade. Parabéns.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2012 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Porto da Folha, nº 1039 – Bairro Cirurgia – CEP: 49055 540 – Aracaju/SE | Tel.: (79) 3214-4912 – Fax: (79) 3222-7218