Facebook Twitter YouTube

CUT SE > ARTIGOS > USUÁRIOS DO IPES SAÚDE SÃO HUMILHADOS

Usuários do Ipes Saúde são humilhados

Escrito po: Rubens Marques (professor Dudu) - Presidente da CUT/SE

27/02/2018

Em processo de sucateamento, o IPES não disponibiliza a assistência à saúde para os usuários com a urgência que as doenças exigem. Quando ele precisa diagnosticar um problema de saúde com precisão e celeridade, ele antes passa pela perícia. O parecer do perito é que vai definir se o exame será autorizado ou não. Com isso, o usuário espera mais.

 

Estou vivenciando essa experiência, enfrentando todas as filas previstas nesta logística e é humilhante. É fila para marcar perícia, outra para receber o resultado do perito, a terceira fila para fazer o exame, depois tem mais fila para pegar o resultado, nova fila para marcar o médico e por último mais uma fila para mostrar o resultado do exame ao médico. São filas intermináveis e estressantes. Ninguém tem disponibilidade para esta maratona de burocracia que não favorece em nada a saúde dos usuários do IPES, pelo contrário, em muitas situações o quatro de saúde pode piorar ao longo da espera.


Normalmente idosos pegam senhas "preferenciais" às 8:00 da manhã e precisam esperar até às (14:00) ou mais. Com as senhas convencionais, a demora é ainda maior e não há nada que se possa fazer.


Se faltar paciência, o jeito é apelar para a iniciativa privada. Assim, a prorrogação no atendimento aos usuários parece uma tática para reduzir os custos, pois toda demanda de exames é mandada para a perícia. O caos no IPES termina empurrando quem não pode esperar para os consultórios particulares.


Na semana passada fui três vezes ao IPES, peguei a senha e voltei para casa sem ser atendido, pois apesar de esperar uma manhã inteira ainda estava muito longe de ser chamado. Essa situação desastrosa precisa de correção e denuncia. Não podemos aceitar essa humilhação aos usuários e o flagrante sucateamento do IPES Saúde. 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2012 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Porto da Folha, nº 1039 – Bairro Cirurgia – CEP: 49055 540 – Aracaju/SE | Tel.: (79) 3214-4912 – Fax: (79) 3222-7218